No orçamento de uma obra é preciso saber quais serão os custos diretos e indiretos, nos quais, estão associados com a execução de um serviço e os custos do rateio da administração central da empresa, taxas, seguros, impostos, dentre outros. Para esse cálculo é necessário bastante precisão para que os gastos de uma obra sejam visualizados com antecedência durante o planejamento.


Custo direto


Está relacionado diretamente com a execução de um serviço na construção civil, ou seja, é todo o custo relacionado com a produção do insumo constituído pelos custos com a mão de obra, materiais e equipamentos. Estes custos também consideram a construção do canteiro de obras e qualquer estrutura de apoio para a realização dos serviços.

O cálculo sobre os custos diretos deve ser representado em uma planilha de custos que descreverá todos os insumos a serem utilizados para o serviço, os gastos com a mão de obra incluindo os encargos trabalhistas e os custos com a compra ou aluguel de equipamentos.

Exemplos de custos diretos


Levando em consideração a construção de uma parede de alvenaria, os custos diretos seriam feitos da seguinte forma:


Materiais: tijolos ou blocos e argamassa de assentamento.

Mão de obra: pedreiros e serventes.

Equipamentos: aluguel de betoneira.

Custo indireto


Se tratando do custo indireto, é tudo que não dá para ser visualizado no canteiro de obras e não está diretamente ligado com a execução do serviço. Além disso, apesar dos custos indiretos não estarem introduzidos na obra em si, as suas definições são necessárias porque influenciam no valor total da execução.


Exemplos de custos indiretos


Alguns exemplos de custos indiretos são o rateio de todos os custos da administração central, nos quais, correspondem os salários dos funcionários que trabalham na sede da empresa, as despesas administrativas, taxas, seguros, despesas com viagens, consultorias e pró-labore dos diretores, entre outras atribuições.


Desse modo, os custos indiretos não dependem da quantidade de serviço produzido na obra. Se em um determinado período de tempo forem produzidos 100 m2 de alvenaria na obra, o salário do engenheiro fiscal da empresa será o mesmo que uma outra obra que produziu apenas 10 m2.

Se você atua na área da engenharia e deseja saber mais sobre planejamentos no campo da engenharia civil, está na hora de começar sua pós-graduação. Conheça e faça sua matricula na especialização em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obras no Incursos. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Escola Engenharia

Imagem: 123RF