Arquitetos de Toronto inauguraram na cidade de Edmonton, no Canadá, a primeira piscina natural e livre de produtos químicos. Localizada dentro do Parque Borden, o intuito do projeto era substituir uma piscina existente desde a década de 1950, incorporando vários processos de filtragem natural que utilizam uma combinação de filtros de pedra, cascalho, areia e botânica para manter as águas límpidas.


O desenvolvimento do projeto precisou de um grande empreendimento desde o começo. Isso porque a piscina e as infraestruturas antigas tiveram que ser completamente destruídas para dar espaço à nova piscina completamente livre de produtos químicos. O imenso complexo de 6 mil metros quadrados é composto por pavilhão sazonal e área de piscina paisagística que acomoda até 400 nadadores.

A extensa piscina conta com área de natação e também com uma piscina infantil. Além disso, próximo da área externa, um edifício contemporâneo abriga os vestiários, chuveiros e banheiros. O parque também abriga uma praia de areia, área para piquenique, uma quadra de vôlei e espaço para exposições.


Para elaborar uma piscina completamente natural e segura para os banhistas, os projetistas tiveram que trabalhar dentro dos regulamentos estritos do Canadá para piscinas públicas. Apesar de ter sido um desafio evitar totalmente o uso de produtos químicos, a equipe trabalhou com vários especialistas para criar um ecossistema equilibrado, no qual, materiais vegetais, microorganismos e nutrientes se reúnem para criar um sistema de "água viva".

Para que a água da piscina seja filtrada é necessário utilizar um sistema biológico-mecânico ou o pantanal construído e o filtro de cascalho preenchido com zooplâncton. Esses sistemas livres de sujeira permitem um sistema de filtragem livre de produtos químicos e desinfetantes, no qual a água é completamente limpa através de um processo natural à medida que circula.

O sistema envolve um longo processo de circulação que vê a água fluir primeiro através de um lago de areia e pedra, depois de um lago hidro botânico. Adjacente a essas lagoas, foi instalada uma unidade de adsorção de filtro granular PO4 que percorre as paredes, permitindo que a água circule de uma extremidade à outra sem ser notada. Todo o sistema permite um processo de limpeza natural e livre de produtos químicos que é totalmente ecológico e seguro para os nadadores.


Não só o Canadá, mas, o mundo todo está cada vez mais ecológico e a criação de piscinas naturais e sem produtos químicos é uma ótima opção, tendo em vista que manter a água limpa assim como a conservação dos recursos hídricos são ações que vieram para ficar e, claro, necessita de profissionais qualificados para atender essa demanda.


Por isso, se você atua na área da engenharia e deseja ampliar seu conhecimento nesta área que só tem a crescer e ganhar ainda mais espaço no mercado sustentável, conheça e se matricule no MBA em Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária "Dupla Certificação" no Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista no assunto e se torne referência no meio profissional.



Fonte: Engenharia É

Imagem: Engenharia É