Quem atua na área da engenharia civil, certamente, já ouviu falar sobre o Building Information Modelling, BIM. Apesar de ainda não ser um mecanismo propagado aqui no Brasil, a expectativa é que cresça nos próximos anos. O BIM é definido como um processo de entrega e operação de um projeto usando informações digitais bem estruturadas que todas as partes envolvidas têm acesso. E, apesar de parecer simples é um conceito bastante complexo, o que pode ser visto como um desafio para várias empresas que pretendem adotar esta tecnologia.

BIM


Em tradução do inglês para o português, BIM seria algo como "Modelagem da Informação da Construção", sendo uma ferramenta pela qual um projeto de construção é realizado, assim como uma forma de trabalhar que se baseia na colaboração entre todas as partes de um projeto.

O que está por trás do Building Information Modeling é um modelo tridimensional que consiste na junção das informações de cada um de seus componentes. Esses dados são inseridos simultaneamente em um ambiente online.


Sendo assim, a informação nesse modelo é tão detalhada que abrange todas as formas possíveis pelas quais os elementos individuais podem ser especificados. Modelos de informação podem ser usados para informar todos os estágios do ciclo de vida de um ativo construído; desde o início até a operação e renovação.

Modelo BIM


Apesar de ser um mecanismo tecnológico e inovador, o modelo BIM não é tão novo assim. O termo apareceu pela primeira vez em 1962, quando Douglas Engelbart escreveu seu artigo "Aumentando o Intelecto Humano: Uma Estrutura Conceitual" e descreveu o arquiteto inserindo especificações e dados em um projeto de construção e observando uma estrutura tomar forma, ou seja, um conceito muito semelhante à moderna modelagem paramétrica.


Em um processo de modelagem de informações de construção, uma equipe de projeto contribui com informações e dados sobre um edifício proposto ou estrutura em um espaço digital compartilhado para que todos que precisam verifica-lo possam fazer.

Pode ser uma extranet, um servidor ou um sistema baseado em nuvem. As informações digitais fornecidas no modelo BIM podem incluir especificações, cronogramas, desempenho, requisitos, programas, planos de custos, alguns desenhos e assim por diante.


Esses desenhos são criados em 3D por diferentes membros da equipe do projeto em particular. Quando você explora e clica em diferentes partes da representação 3D, poderá acessar informações detalhadas sobre elas.

Clicar em uma luz, por exemplo, poderá fornecer informações sobre o fabricante, o prazo de entrega, custo, nível de desempenho e quando será necessário substituí-la.

A coisa toda é conhecida como um conjunto de dados ou modelo de informações. Quando você ouve as pessoas dizerem ‘Modelo BIM’ é sobre isso que estão falando: um modelo de informações de construção.

A relevância do BIM


A abordagem de modelagem de informações de construção, diferente da maneira antiga que era executada, é mais claramente estruturada e mais fácil de encontrar em um só lugar. Isso permite que as equipes de projeto entreguem edifícios de maior qualidade com mais eficiência. Além disso, o BIM possibilita que seus usuários finais realmente entendam como seus ativos que estão sendo construídos funcionarão.

Benefícios do BIM


Automatiza o comércio


O BIM é mais do que um regime regulatório para a indústria da construção; ele também fornece uma estrutura para interação da cadeia de suprimentos, reduzindo o atrito habitual nas transações.

Para os profissionais envolvidos em um projeto, o BIM permite que um modelo de informação virtual seja entregue da equipe de design ao empreiteiro e subcontratados, e depois para o proprietário.

Cada profissional adiciona dados específicos da sua atividade ao modelo compartilhado único. Isso reduz as perdas de informações que tradicionalmente ocorrem quando uma nova equipe se apropria do projeto e fornece informações mais extensas aos proprietários de estruturas complexas.

É mais do que modelagem 3D


A Modelagem 3D e o Projeto CAD são elementos presentes em qualquer iniciativa BIM, mas, seu valor real está na padronização dos fluxos de informações não estruturados e nos processos simplificados resultantes.

Os avanços do BIM são o que fazem a diferença para o compartilhamento de dados e a colaboração correta. Novos processos e tecnologias estão capacitando arquitetos, projetistas e contratados a trabalhar de forma mais rápida, mais precisa e econômica.

A riqueza de informações facilmente acessíveis sobre os locais de projetos expandiu-se bastante com melhores ferramentas de mapeamento. Hoje, o projeto começa com imagens aéreas feitas por drones, juntamente com varreduras a laser da infraestrutura existente, capturando com precisão a realidade e simplificando muito os preparativos do projeto.

Com o BIM, os designers se beneficiam de toda essa entrada compilada e compartilhada em um modelo, de uma forma que o papel não é capaz de capturar.

Aumenta a colaboração final entre as equipes do projeto


O trabalho colaborativo muitas vezes levou a vários problemas. Isso porque os projetos envolvendo muitas vezes diferentes designs ou diferentes versões de um único design, contribuíam para gerar alguma desordem. Mas, utilizando o BIM, as equipes podem confiar na funcionalidade de nuvem do sistema para garantir um processo mais suave ao trabalhar de forma colaborativa.

Todos os estágios do ciclo de vida de um projeto estão disponíveis na nuvem. Isso permite visualizar os projetos no local ou fora do local, em qualquer dispositivo conectado, facilitando a comunicação e a coordenação entre as equipes.

Dessa forma, todos podem revisar e marcar designs. E com um histórico de versão completa da evolução de um projeto, não é preciso mais se preocupar com desaparecimentos ou corrupção de arquivos.

Custo do projeto mais efetivo


Uma das principais questões no setor de construções é o custo. Imagine um projeto que avance para a fase de construção apenas para que os arquitetos percebam que há um problema na estrutura.

Seja um cano passando por uma parede ou algum outro problema, uma coisa é certa: vai ser extremamente caro parar a construção para "editar" o design.

Com o BIM, no entanto, é possível automatizar a detecção de interferências. Isso significa poder detectar confrontos antes de começar a construir sua estrutura. O BIM é ainda mais econômico na medida em que cada etapa é registrada.

Assim, os usuários têm um registro de cada etapa do ciclo de vida de uma estrutura. Isso reduz a quantidade de trabalho de documentação necessário pois você não precisa se preocupar com a duplicação de projetos ou retrabalho. Nesse sentido, é possível economizar tempo e dinheiro.

O processo de construção é feito passo a passo


Um dos principais benefícios do BIM é que cada fase de projeto e construção é totalmente coordenada. Ele permite ver facilmente o passo a passo para materiais ou equipes, e assim por diante.

Cada processo está disponível para todos os membros por meio de computação na nuvem. Com cada passo sendo bem documentado e acessível, menos tempo é necessário para rever cada etapa.

Gostou de conhecer e saber sobre as funcionalidades do BIM? Agora que tal executar essa função na sua prática profissional? Amplie seu conhecimento e se torne referência no mercado de trabalho fazendo a especialização em Compatibilização de Projetos e Planejamento de Obras em Ambiente BIM do Instituto Monte Pascoal. Inove e se destaque no seu meio de atuação.


Fonte: Enec

Imagem: Envato Elements