As fundações ou alicerces funcionam como "pés" em contato direto com o solo, dando todo o suporte para a construção e ajudando a transferir toda a sua carga para o terreno onde estão apoiadas. Isso garante que, mesmo havendo deslizamentos de terra, nada se mova. Só especialistas na área conseguem determinar qual tipo de fundação é compatível com cada situação, mas, algumas informações podem dar um bom embasamento sobre este assunto. Confira.

Primeiramente, toda fundação precisa ser bem resistente, tendo em vista o peso total e os materiais da estrutura que irá suportar. Porém, o que faz toda a diferença no momento de decidir o modelo ideal para a construção é a situação do terreno, ou seja, as características do solo. Essa análise deve ser feita com muita cautela, pois, qualquer erro pode trazer grandes prejuízos e risco de vida também.


Então, vale ressaltar que quanto mais "mole" e instável for o terreno, mais profundo deve ser a estrutura de fundação da construção. Em solos mais compactos, com camadas de pedras, normalmente, recomenda-se fundações mais rasas. Já os solos arenosos são mais permeáveis e podem se movimentar com mais facilidade. Nesses casos, o melhor são as estacas profundas, para melhor segurança e estabilidade da estrutura. Mas, é importante lembrar que esta é uma decisão que deve ser tomada com base em um laudo técnico, a sondagem, e o parecer de um especialista em estruturas.

Tipos de fundações mais comuns


Fundações rasas


Conhecidas também como superficiais, as fundações rasas possuem pouca escavação do solo. Geralmente são feitas manualmente, sendo bastante utilizadas em obras de pequeno porte e em solo de boa capacidade de suporte. A profundidade costuma ser igual ou inferior a 3 metros.


O seu formato faz o contorno da construção como é caso das fundações compostas de blocos de pedra ou vigas baldrames de concreto armado, ou então, vai além dela como é o caso das vigas contínuas e do radier, também de concreto, ficando todas estas diretas sobre os terrenos.

Fundações profundas


Uma analogia para explicar o que são as sapatas nas fundações profundas, seria uma longa perna, com pés e sapatos que sustentam um corpo humano. As sapatas são indicadas para terrenos com presença de argila e outros materiais semelhantes e dimensionadas para que as tensões exercidas pela estrutura da construção sobre a fundação sejam resistidas só que, neste caso, mais pela armadura do que pelo concreto, como acontece nos modelos de fundações rasas.

Modelos de sapatas


Existem diversos submodelos de fundações profundas. As estacas comuns, feitas com escavação manual, atingem um pouco mais de 3 metros de profundidade. Mas se for preciso ir além, devemos contar com outras soluções de Engenharia.

A sapata isolada com base quadrada, retangular, circular ou outra, e com o topo reto ou piramidal, é ideal para terrenos mais profundos com boa resistência. Neste caso, cada coluna suporta cargas individualmente ou recebem a carga de dois pilares ou mais, sendo associadas.

Para essas fundações mais profundas o material mais utilizado é o concreto. Com ele, dá para fazer estruturas de grandes profundidades através da perfuração mecânica do solo. Também existem aquelas pré-moldadas, porém, são limitadas de seções e comprimentos, ou então há as moldadas in loco, ou seja, direto no canteiro de obras.

Materiais para estacas


A fundação tipo Franki é feita com a ajuda de um grande tubo no qual uma armadura vai sendo retirada para que o concreto seja inserido na estaca. Enquanto o tipo Strauss, o concreto é colocado dentro de uma perfuração pré-escavada. Já o tipo Tubulão possui um diâmetro mais largo, não menos que 50 cm, e pode ter uma base alargada ideal para construções submersas, onde a retirada da água é feita por meio de um equipamento que introduz ar comprimido.

Além disso, é possível construir sobre estacas de madeira, feitas de troncos de árvores cravadas no solo, solução que hoje em dia serve mais para estruturas provisórias, já que, a longo prazo, precisa de tratamento contra ataques de organismos. Também é possível construir sobre estacas em perfis ou trilhos de metal, que recebem um processo de escavação bem parecido com o das fundações pré-moldadas de concreto, mas com emendas e necessidade de pintura especial de proteção ou "encamisamento" de concreto.

Se você atua na área da engenharia e deseja se tornar um (a) especialista em fundações, esse é o momento ideal para começar sua pós-graduação. Matricule-se no MBA em Projetos de Estruturas e Fundações do Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: Engenharia 360

Imagem: Envato Elements