Um terreno inclinado que serve como base de sustentação ao solo é um talude, portanto, pode ser definido como natural, ou seja, criado pela natureza ou artificial feito por meio de mão de obra. Os taludes, normalmente, são construídos devido aos diversos problemas enfrentados com a instabilidade de encostas, principalmente, em épocas de chuvas intensas podendo causar acidentes catastróficos colocando pessoas e empresas em risco.


Boa parte dos taludes que são naturais como os morros, foram formados há milhões de anos, sendo bastante encontrados em montanhas e encostas. Já os taludes artificiais são os declives de aterros construídos para evitar deslizamentos de terras, por exemplo, em caso de obras em lugares onde sua estabilidade não é eficiente. Outro detalhe é que a sua geometria irá depender das condições do solo, sendo no máximo de 45º, pois em caso de uma variação maior, pode não garantir a sua estabilidade.


Como já era de se imaginar, na construção civil o talude mais utilizado é o artificial. Esta obra é executada pelo fato de dar melhorias ao solo a partir da execução de tirantes, chumbadores, concreto projetado e drenagem, permitindo que o talude construído resista à pressão gerada pela terra.

Para que a estabilidade do talude seja garantida é necessário ter um projeto de construção civil bem feito e também utilizar materiais de qualidade. Para proteger esta construção várias técnicas são utilizadas, dependendo do tipo de obra projetada. Ele pode ser feito de revestimento com pedra, concreto, muro de arrimo, berma talude, ancoragem, entre outras medidas.

Conforme o comprimento do talude é aconselhável a construção de curvas de nível, que serve para evitar erosões provocadas pela chuva. Além disso, os taludes artificiais podem apresentar vegetação para forrar as encostas, outra forma de fazer o solo ganhar mais estabilidade.

Como analisar a estabilidade de um Talude?


A estabilidade do talude é analisada por meio de dois métodos, sendo eles:

Métodos Determinísticos, onde a medida da segurança é feita em termos de um fator de segurança;

Métodos Probabilísticos, onde a medida da segurança é feita em termos da probabilidade ou do risco de ocorrência da ruptura.

No entanto, para concluir a análise da estabilidade através de um método probabilístico, são realizados cálculos para definir os fatores de segurança e comparar com os fatores previstos na norma, a fim de verificar se ambos estão de acordo.

Importância do talude


Escorregamentos podem gerar custos diretos como reparo de danos, relocação de estruturas e manutenção de obras e instalações de contenção. Outro custo que pode ser causado pelo mesmo motivo são os indiretos, levando a perda de produtividade industrial, agrícola e florestal, e claro, potencial turístico devido aos danos locais e interrupção de sistemas de transporte. Para além disso, também há o risco de perda de valor de propriedades e os impostos referenciados por ele; e, principalmente, à perda de vidas humanas, invalidez física ou trauma psicológico em moradores de locais afetados por escorregamentos.

Com todas essas possibilidades de prejuízos já dá para perceber a importância do talude, mas não é só isso, vale ressaltar também o quanto é importante contratar profissionais qualificados para realização deste serviço. Outras funções também merecem destaque, tais como:

Para barragem, quando são construídos com a intenção de barrar um rio e formar um reservatório.

Para evitar a queda de blocos, quando são essenciais para evitar quedas e rolamentos de blocos que motivariam uma grande instabilidade no terreno.

Para manutenção e preservação dos terrenos, em que os processos erosivos causados pelas águas pluviais podem ser solucionados pelos taludes.

Para reforçar o solo e evitar problemas de erosão, introduzindo elementos resistentes através de taludes de escavação.

Se você é engenheiro (a) e deseja aprimorar seu conhecimento saiba que a pós-graduação do Instituto Monte Pascoal conta com o módulo de Projeto de Reforço de Solos e Taludes. Saiba mais e faça a sua matrícula na especialização em Engenharia de Estruturas e Engenharia Geotécnica "Dupla Certificação". Seja um (a) especialista no assunto e faça a diferença no mercado de trabalho.

Fonte: MG Sul Engenharia e Piramide

Imagem: 123RF