O Lean Construction ou construção enxuta é um dos principais métodos de gestão e gerenciamento de projetos na construção civil. Se trata de técnicas utilizadas para otimizar os processos da obra, tornando-a mais rápida, eficiente e ainda mais barata, além de elevar o nível de satisfação e eficiência do mercado.


Esse sistema de produção chamado de Lean Construction foi elaborado pela Toyota na década de 1940, e o principal objetivo é aumentar a produtividade e a eficiência através da redução de desperdícios, gargalos, tempos de espera e superprodução. No entanto, só em 1993, esses mesmos conceitos foram convertidos para a área da construção civil, que aderiu ao método de gerenciamento.


Princípios do Lean Construction


Esta metodologia de gerenciamento de obras tem como base 5 princípios, sendo eles:

1. Reduzir atividades que não agregam valor


No modelo Lean Construction, cada processo consiste em um fluxo de materiais, desde a matéria-prima até o produto final. Este fluxo é constituído por atividades de transporte, espera, processamento e inspeção, que não agregam valor direto ao produto final.

Dessa maneira, a eficiência construtiva dos processos pode e deve ser melhorada, especialmente por meio da redução ou eliminação dessas atividades.


Dica: Uma forma simples de aderir esse princípio é utilizar caminhões maiores para o transporte de materiais, diminuindo o número de viagens necessárias e, consequentemente, o valor gasto com essa atividade.

Para colocar esse método em prática é preciso analisar toda a cadeia produtiva interna da empresa, buscando identificar processos desnecessários ou repetitivos, que podem ser simplificados ou substituídos por métodos mais eficientes de fluxo.

2. Aumentar o valor do produto de acordo com as necessidades dos clientes


Este princípio determina que as necessidades dos clientes devem ser claramente identificadas antes do início de qualquer projeto ou implementação de processos. Ao longo da execução do projeto, todos os dados devem estar disponíveis para os profissionais responsáveis. Essas informações podem ser retiradas de pesquisas de mercado com possíveis clientes e com pesquisas de satisfação com clientes cujos projetos já foram entregues.

Dica: Se a porcentagem de pessoas acima de 60 anos for significativa entre os clientes em potencial ou já existentes, a adoção de soluções de acessibilidade e segurança em áreas externas e dentro dos imóveis pode ser um diferencial decisivo para a compra, aumentando o valor agregado das unidades.

3. Reduzir a variabilidade


Obras voltadas para a construção de edifícios ou de estruturas envolve variações relacionadas a fornecedores, métodos construtivos, tempo de execução e à própria demanda dos clientes. Por isso, reduzir essa variabilidade é fundamental para que a construtora possa manter um padrão financeiro e executivo em suas obras, garantindo a qualidade e uniformidade do produto final.

A grande questão é que a construção civil é um dos setores com maiores taxas de incertezas e imprevistos, já que cada projeto é único e possui seu próprio ritmo de construção, determinado pela mão de obra disponível, pelas condições locais e pela disponibilidade de insumos e equipamentos. Mas, há a possibilidade de reduzir essas situações inesperadas.


Dica: O ideal é investir em processos construtivos padronizados, seja através do uso de blocos pré-fabricados em estruturas ou no uso de apenas um sistema de instalações elétricas e hidrossanitárias, diminuindo as chances de ter problemas, retrabalho e incompatibilidades.

4. Reduzir o tempo de ciclo


A redução do tempo de ciclo tem origem na filosofia Just in Time. O tempo de ciclo é composto por todas as atividades de transporte, espera, processamento e inspeção para a produção de um determinado produto.


Dica: Ao reduzir esse tempo, a empresa consegue obter outras vantagens como a entrega mais rápida ao cliente, facilidade na gestão fragmentada dos projetos e precisão na estimativa de futuros projetos, com um sistema de produção mais estável e adequado.

5. Aumentar a transparência dos processos


A transparência de gestão dentro e fora do canteiro de obras é essencial para que erros, gargalos e oportunidades possam ser identificados com maior facilidade, agilizando a tomada de decisão e beneficiando o produto final a ser entregue ao cliente. Este princípio contribui para a maior participação da mão de obra no desenvolvimento de melhorias e soluções.

Dica: Para garantir a transparência na construção civil medidas como a remoção de obstáculos visuais do canteiro de obras, por exemplo, divisórias e tapumes, a utilização de cartazes e sinalização com informações relevantes, adoção de indicadores de desempenho e de programas de organização e limpeza em campo fazem toda a diferença.

Benefícios do método construção enxuta


A adoção do modelo Lean Construction é uma maneira eficiente de reduzir as etapas de produção na construção civil, diminuindo custos de forma inteligente e sustentável. É importante ressaltar também que essa metodologia envolve a busca por melhorias contínuas de todos os processos, e isso irá depender de muita organização, disciplina e acompanhamento constante de informações sobre cada projeto.

Entretanto, esses cinco princípios são diretrizes para a otimização das atividades da sua empresa e não é necessário seguir todos eles exatamente como são descritos. A adoção destes métodos irá variar de acordo com a atuação e as necessidades de cada empresa e de cada projeto. Além disso, o fato de seguir o Lean Construction à risca pode acabar eliminando atividades estratégicas e comprometendo o andamento de obras. Aqui, o ideal é ter uma visão diferente para cada projeto e avaliar quais são os pontos de melhorias e mudanças mais adequadas em cada um deles.

Se você atua na área da engenharia e deseja se tornar um (a) expert em planejamento de obras, saiba que o Instituto Monte Pascoal possui uma pós-graduação feita para você dar um passo à frente na sua carreira profissional. Então, conheça e se matricule na especialização em Planejamento de Obras e Gerenciamento de Obras "Dupla Certificação". Aprenda muito com o módulo de Racionalização da Produção na Obra – Lean Construction; além de vários outros. Se torne referência no meio profissional como um (a) especialista no assunto.



Fonte: Regional Telhas e Construct

Imagem: 123RF