As obras civis realizadas não estão imunes as patologias que podem surgir ao longo do tempo e com as construções feitas com revestimento de argamassa isso não é diferente. Apesar da qualidade no serviço, diversos fatores podem favorecer a deterioração deste material. De maneira geral, os problemas com argamassa são perceptíveis através de efeitos físicos nocivos, tais como, desagregação, descolamento, vesículas, fissuração e aumento da porosidade e permeabilidade.

De acordo com o artigo escrito pela doutora em engenharia, Helena Carasek, e publicado pelo Instituto Brasileiro do Concreto, a deterioração dos revestimentos de argamassa se deve a alguns processos que se dividem em:

Físico mecânicos – retração plástica por causa da rápida evaporação de água, levando à fissuração; movimentação da base seja de alvenaria e/ou estrutura provocando fissuras no revestimento; movimentações de origem higrotérmica podendo levar à fissuração, desagregação e descolamento dos revestimentos.

Químicos – hidratação retardada do óxido de magnésio da cal causando o empolamento e desagregação do revestimento; oxidação de impureza presente na areia ou pirita levando à formação de vesículas, manchas e fissuras.

Biológicos – desenvolvimento de microrganismos como fungos e bolor, causando manchas e fragmentação devido à produção de ácidos orgânicos que atacam os aglomerantes. Este problema costuma ser mais característico em áreas úmidas.


Para além destes processos de deterioração, a engenheira civil e mestre neste assunto, Cristiana Furlan Caporrino, ressalta a importância de levar em consideração os fatores climáticos, seja no momento de projetar ou de produzir a argamassa, além de contar com equipes bem treinadas. "O trabalho com qualidade elimina desperdício. Mas para atingir essa meta é importante conhecer a mão de obra e a técnica a ser executada no local em que ocorrerá o argamassamento", esclarece.

A engenheira também conta que os principais requisitos a serem garantidos em uma edificação, com relação aos revestimentos argamassados, são a estanqueidade à água, conforto higrotérmico, conforto acústico e durabilidade. "Todos eles podem ser comprometidos por manifestações patológicas, caso haja erro na produção e na execução da argamassa", afirma Cristiana.

Em relação ao desempenho acústico, a engenheira civil, Cristiana, explica que em boa parte dos casos ele não é alcançado por que a espessura da massa e a qualidade dos agregados são minimizadas por economia de materiais. "Isso também pode influenciar na capacidade de carga da argamassa", diz.

Anomalias mais comuns no revestimento argamassado


Vesículas e empolamento – a causa mais comum é a reação de hidratação da cal virgem ou a presença de impurezas em agregados.

Fissuras e microfissuras – a causa mais comum é o teor de insumos e agregados maior que o necessário.

Proliferação de fungos – a causa mais comum é a infiltração de água.

Descolamento – a causa mais comum é o uso inadequado de tinta ou aplicação de pintura prematuramente sobre o reboco.

Se você atua como engenheiro (a) e deseja saber de maneira mais aprofundada sobre patologias com argamassa e outros materiais, além de outros problemas que podem ser evitados ou minimizados com conhecimentos específicos, esse é o momento certo para começar sua pós-graduação. Conheça e se matricule na especialização em Engenharia Diagnóstica Aplicada à Construção Civil do Instituto Monte Pascoal. Se torne um (a) profissional de referência no mercado de trabalho.



Fonte: Instituto Brasileiro do Concreto e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA)

Imagem: 123RF