O trabalho dos profissionais da engenharia em construção civil exige conhecimento sobre os tipos de vedação vertical. Isso porque, se trata de estruturas responsáveis por proteger e dar suporte para que a instalação hidráulica e elétrica seja feita. Essas vedações também impedem que agentes externos penetrem nos sistemas como é o caso dos insetos, poeiras, chuva e vento. Outra atribuição é que a vedação serve como isolamento acústico e térmico, ajudando a bloquear os ruídos que podem interferir no conforto do ambiente.

Entre os diferentes tipos de vedação vertical, todos possuem a vantagem de evitar a propagação do fogo. Isso ocorre devido a resistência dos materiais, eles impedem que as chamas se proliferem assim como a produção de gases tóxicos por causa do calor.


A explicação para as diversas opções de vedação vertical existentes é porque cada uma das alternativas tem uma série de diferenciais e características que as tornam mais adequadas para determinados tipos de projetos. Entre as principais estão:


Paredes de alvenaria


É o método construtivo mais utilizado para vedar e separar ambientes de casas e edifícios no Brasil, sendo composta por blocos ou tijolos que são unidos por cimento e argamassa para formar uma estrutura firme, rígida e durável.


Vantagens - maior durabilidade que qualquer outro material; grande disponibilidade de material e mão de obra; oferece bastante versatilidade e flexibilidade; maior facilidade e baixo custo na execução da alvenaria; maior aceitação pelo cliente, devido a cultura do uso; melhor relação de custo-benefício entre todos os materiais disponíveis para vedação; material de construção mais barato.


Desvantagens - possui baixa produtividade relativa durante a execução; necessidade de revestimento adicional devido à baixa porosidade; maior custo se comparada com alvenaria estrutural; maior tempo de execução.


Paredes maciças moldadas no local


Esse é mais um dos tipos de vedação vertical comuns no setor de construção civil. Nesse sistema, as paredes maciças são moldadas in loco, ou seja, diretamente no canteiro de obras. Além disso, há possibilidade de construir layouts diferenciados. No entanto, é preciso ter profissionais mais especializados para a execução dessa alternativa. Essas paredes também possibilita o uso de diferentes materiais.

Paredes Maciças pré-fabricadas


As paredes pré-fabricadas são construídas através de processos industriais, o que as tornam mais precisas e econômicas. Essa opção tem sido cada vez mais buscada, justamente pelo fato de diminuir os custos totais da obra e não exigir mão de obra especializada.

Drywall


É um dos tipos de vedação vertical que vem conquistando seu espaço no Brasil na área da construção civil. Essa estrutura é bastante popular nos Estados Unidos por conta das vantagens que ela oferece, como isolamento acústico, térmico e custo-benefício.

O Drywall consiste, basicamente, em chamas de gesso acartonado que são fixadas em uma estrutura de aço galvanizado. As paredes podem ser preenchidas com diferentes tipos de materiais, dependendo das necessidades do projeto, mas de maneira geral, é utilizada a fibra de vidro.

Qual é a melhor vedação vertical para seu projeto?


Cada vedação vertical é indicada conforme determinada obras. Porém, muitos profissionais tendem a escolher o mais barato, o que é errado. Até porque o preço nunca deve ser o fator decisivo, principalmente se tiver muito abaixo do que é praticado no mercado. O fato de estar com valor muito reduzido pode indicar má qualidade dos materiais, e oferecer riscos para o projeto.

Dessa forma, na hora de escolher entre os tipos de vedação vertical é importante estar atento a certos pontos, tais como:

Necessidades – a primeira escolha da sua lista sempre deve ser as necessidades do projeto. Ela precisa ser adequada as suas demandas, uma vez que exige um investimento bastante alto. Não adianta escolher uma opção só por ser mais barata. Por isso, a recomendação é fazer uma lista completa das demandas e ir comparando com cada alternativa.

Aspectos construtivos – são os elementos que definem cada um dos tipos de vedação vertical. São os diferenciais de cada um que mostram qual a melhor opção. É necessário avaliar a necessidade de utilização de equipamentos especiais, mão de obra, facilidade de montagem, rapidez na execução e produtividade dentro do canteiro de obra.

Após avaliar essas questões será mais fácil escolher as opções existentes.

Manutenção – é importante verificar se a parede poderá ser removida caso haja necessidade, e se é fácil abrir espaços para modificar algo do sistema hidráulico ou elétrico. Caso a manutenção da estrutura seja muito difícil, ou precise ser inteiramente destruída e depois reconstruída, é melhor buscar outra alternativa.

Durabilidade – esse tipo de estrutura estará exposta a todos os tipos de agentes externos, como chuva, sol e vento. Logo, ela precisa ser resistente para conseguir durar mais e evitar reformas com periodicidade.

Se você trabalha como engenheiro ou engenheira civil e deseja ampliar seu conhecimento e se tornar um (a) profissional mais capacitado (a), esse é o momento ideal para começar sua pós-graduação. Matricule-se na especialização em Planejamento de Obras e Gerenciamento de Obras "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Obtenha dois certificados em menor tempo e seja um (a) especialista no assunto.



Fonte: Noves Engenharia e Escola Engenharia

Imagem: 123RF