As placas cerâmicas costumam ser formadas por três camadas, sendo o suporte ou biscoito, o engobe, que tem função impermeabilizante e, precisa garantir aderência da terceira camada, e o esmalte, camada vítrea que também impermeabiliza, além de decorar uma das faces da placa. Apesar de ter diversas vantagens com todas as suas propriedades, existe o risco de as placas cerâmicas causarem deslocamento, principalmente, nas fachadas das edificações. Por isso, é preciso entender quais são as causas das patologias para que erros possam ser evitados.

Diversos autores possuem uma razão para explicar os deslocamentos das placas cerâmicas. Por exemplo, Roscoe (2008), diz que se trata da falta de projeto específico; erro na escolha do material. Para Campante e Baia (2003) além da falta de projeto específico, há o erro na escolha do material e falta de execução. Masuero (2001) concorda com Campante e Baia, e acrescenta as ações climáticas como outro motivo. Sabbatini (2001) menciona a deformação ocorrida nas bases; falta de juntas de controle. Já Bauer (1997) ressalta a Falta de conhecimento dos materiais empregados; utilização inadequada dos materiais; erros de execução.

Sendo assim, a causa número 1 de descolamento de placas cerâmicas está na escolha inadequada dos materiais para fixação das placas cerâmicas. Isso porque, em boa parte dos casos não é adotado projetos específicos com detalhamento dos matérias de acordo com as normas que são utilizadas para a obra. Além disso, para reduzir o valor das fachadas prontas, muitos empreiteiros, construtoras e seus funcionários aderem o uso de produtos que não são recomendados para essa aplicação, fator que pode favorecer o aparecimento de patologias e gastos sem necessidade.

Em relação as falhas na execução das fachadas das edificações que podem acabar provocando o descolamento das placas cerâmicas, os principais motivos para esse problema são:

- Preenchimento incorreto do verso da placa


O preenchimento incorreto do verso das placas de cerâmica com a argamassa colante pode causar o descolamento das peças de maneira rápida depois da aplicação. Análises realizadas na maioria das unidades em que houve essa patologia apontam que a quantidade de argamassa utilizada não foi o bastante para manter a placa estável.

- Tempo de exposição da argamassa colante


Da mesma forma como ocorre com outros materiais colantes, a exposição prolongada ao ar livre da argamassa utilizada para colar as placas de revestimento pode prejudicar as propriedades do material. Portanto, o ideal é que ao começar a aplicação do material, a equipe esteja pronta para a realizar o procedimento seja ágil para assim evitar que o efeito de colagem seja afetado.

- Tamanho das peças do revestimento


Essas patologias podem acontecer com placas de diversos formatos e tamanhos. Dessa maneira, as peças menores normalmente são mais "confortáveis", por causa da quantidade maior de juntas no revestimento, dissipando melhor as tensões na estrutura. Enquanto as peças que contém dimensões maiores precisam de um esforço de cisalhamento, fator capaz de elevar o risco do descolamento.

- Problemas no preparo


A falha no momento de preparar a base para aplicação das placas aumenta as chances de haver descolamentos. Entre os problemas do preparo também estão: a cura incompleta, presença de óleo, graxa ou poeira.

- Falta de projetos específicos


Em diversos casos a razão para o descolamento das placas cerâmicas está diretamente ligado com a ausência de projetos específicos na área de revestimentos das fachadas, projetos que possuem a função de auxiliar na escolha do material adequado até os métodos de execução mais eficazes para cada tipo de fachada.

Se você gostou desta postagem e deseja saber mais sobre o assunto, ser um (a) expert no diagnóstico de patologias, e aprimorar seu conhecimento esse é o momento certo para começar sua pós-graduação. Saiba mais e se matricule na especialização em Engenharia Diagnóstica Aplicada à Construção Civil do Incursos. Faça a diferença no meio profissional como um (a) especialista no assunto.



Fonte: Artigo - Causas do descolamento de placas cerâmicas em fachadas verticais, escrito por: Francisco Zilli; e Revista Digital AdNormas

Imagem: Liga Blog