A construção civil utiliza várias formas para estruturar edificações. Os modelos mais conhecidos são as obras feitas em metal e de alvenaria. Embora sejam materiais totalmente distintos, ambos geram resultados positivos e podem se unir e proporcionar ainda mais benefícios para a obra. E é justamente essa junção que recebe o nome de construções mistas ou híbridas.

O uso de estruturas mistas é algo antigo e data mais de um século dentro da engenharia civil por todo o mundo. Com o desenvolvimento de sistemas estruturais e construtivos começaram a surgir, a partir da década de 1960, os sistemas formados por elementos mistos aço-concreto, visando aproveitar as vantagens que cada material tem a oferecer, tanto em termos estruturais quanto construtivos.


Entre as qualidades que as duas estruturas podem oferecer estão:


- Estruturas metálicas


São capazes de se adequar a qualquer tipo de material. Por ser um material mais leve e resistente, costuma ser bastante utilizado em edificações de diversos países, inclusive no Brasil. Outro ponto positivo é que os materiais são feitos sob medida, evitando desperdício de matéria-prima e de dinheiro. Além disso, através das chapas de aço, vários materiais são desenvolvidos, fazendo com que o metal seja utilizado não somente na construção civil, mas também em outros segmentos.


- Estruturas de concreto


O concreto é bem tradicional aqui no Brasil. Boa parte das construções utilizam o material em praticamente todas as fases de uma obra. No entanto, o concreto não possibilita alguns benefícios que o metal apresenta, como economia de material e produção sob medida, porém, também é uma ótima opção para as estruturações em diversos segmentos.

Vantagens das construções mistas


No caso de usar o aço, as principais vantagens são:

Diminuição do peso total;


Redução da seção transversal dos elementos;


Mais rapidez na execução;


Melhoria na estrutura da obra.


Já em relação ao concreto armado ou protendido, as vantagens são:

Melhora na resistência ao fogo e a corrosão;


Diminuição do custo;

Aumento da rigidez;


Melhora no conforto para cargas laterais e significativa diminuição de peso.

As desvantagens desses tipos de estruturas é que exigem uma maior coordenação com especialidades diferentes e também do domínio de algumas tecnologias e sistemas construtivos.


Nesse sentido, se você atua na área da engenharia e deseja ampliar seu conhecimento e se tornar um (a) profissional capacitado (a) acerca das construções mistas, e vários outros segmentos presentes nas obras, então, conheça e se matricule no MBA em Projetos de Estruturas e Fundações do Instituto Monte Pascoal. Faça a diferença no mercado de trabalho como um (a) especialista no assunto.



Fonte: Galvaminas

Imagem: 123RF