A gestão de obras e as técnicas de liderança são dois aspectos fundamentais para garantir uma boa administração e também bons resultados na construção civil. É por isso que uma gestão eficiente deve começar antes mesmo da obra ser executada no canteiro. Enquanto a liderança, necessita da utilização de certas técnicas durante todo o processo construtivo e o líder responsável pela obra deve conter habilidades especificas, como a resiliência, a humildade, a empatia e a autoconfiança, características capazes de inspirar a equipe, aumentar a produtividade e gerar ótimos resultados para o negócio.

No que diz respeito a gestão de obras, o fato de se antecipar e concretizar os objetivos do projeto antes faz com que os imprevistos sejam evitados e consequentemente os prejuízos não ocorram. Até porque, quando se trata de obras, se algo for mal feito, realizado de maneira errada ou não é previsto, todo o restante é prejudicado.


Dessa forma, em uma gestão de obras, cada etapa é detalhada em um planejamento claro e realístico para que tudo saia de acordo com o projeto original, mesmo que haja mudanças durante o percurso. Além disso, o gerenciamento deve ser realizado por profissionais com conhecimentos em campos específicos e características de liderança bem definidas.

Aqui no Brasil, a gestão de obras é uma atribuição de arquitetos e engenheiros civis, regulamentada pela Lei 5.194, de 1966. Portanto, gerenciar uma obra significa administrar, o tempo, os recursos e a equipe dentro e fora do canteiro de obras. Tudo isso para cumprir o cronograma e a previsão financeira proposta no orçamento do projeto inicial.


Sendo assim, a principal finalidade da gestão é evitar erros nas etapas de construção e prever imprevistos. Protegendo seu projeto de perdas, atrasos e prejuízos, que comprometam a qualidade e o tempo da entrega.

O gestor(a) de obras


O profissional da engenharia responsável pela gestão de obras está encarregado de diversas atribuições que vão desde as ideias concebidas no projeto até as negociações entre construtora, arquiteto, cliente, fornecedores, entre outras pessoas. Nesse sentido, suas responsabilidades podem incluir as seguintes questões:

Contratar e treinar a mão de obra;

Prezar pela segurança do trabalho;

Coordenar e supervisionar os profissionais e as etapas de produção;

Realizar uma fiscalização interna, sem excluir a externa;


Escolher materiais e acabamentos, comprar e acompanhar a sua utilização para evitar desperdícios;

Estabelecer o ritmo e direção da obra;

Seguir, controlar e cumprir o orçamento e o cronograma;

Delegar responsabilidades;

Garantir a fiel execução dos projetos;

Focar no resultado, seja ele financeiro, de prazos, custos, escopo, relacionamento;

Prezar pelo bom relacionamento com o cliente.

Ações essenciais de um bom gestor / gestora de obras


Observar – possibilita verificar se o planejamento está seguindo conforme previsto ou se serão necessárias ações para que o prazo seja cumprido.

Orientar – quando a equipe não é orientada com todas as informações necessárias sobre o projeto a obra fica vulnerável aos riscos. Por isso, é importante sempre passar com clareza as informações para garantir seu entendimento.

Acompanhar – toda orientação dada deve ser acompanhada durante a sua execução para que todo o projeto realizado funcione.


Comunicar – a comunicação é a sua melhor ferramenta para evitar que a obra fuja do seu escopo. Caso as tarefas realizadas não obedeçam ao projeto, memorial descritivo ou edital de uma obra pública, comunique as partes envolvidas.

Motivar – uma gestão eficiente precisa motivar a sua equipe para que o cansaço e a pressão não prejudiquem o cumprimento dos prazos e a qualidade da execução.

Compreender – sabemos que o ato de compreender é o contrário de ignorar um erro cometido ou não cumprimento de uma tarefa ou prazo. Dessa forma, um (a) bom gestor(a) precisa levar em conta a empatia com as pessoas e tentar ser justo e objetivo ao tomar uma decisão. Também é importante destacar a importância de cada trabalho para o andamento e a conclusão da obra.

Ouvir – ouvir todas pessoas, tais como, o cliente, a equipe e os colaboradores ajuda absorver todas as contribuições para correção ou criação de estratégias que possam surgir.


Equilibrar – a posição de líder de equipes exige decisões ponderadas, pois o equilíbrio traz tranquilidade e neutraliza supostas insatisfações.

Liderar – com a liderança é possível estabelecer um canal de envolvimento e cumplicidade com a equipe. Além disso, dá para ter um melhor rendimento na realização de tarefas e cumprimento dos prazos.

Técnicas de liderança


Para que um engenheiro ou engenheira exerça um cargo de liderança em uma obra é necessário que o mesmo tenha habilidades, conheça algumas dicas e saiba executar técnicas capazes de dar um bom andamento na obra e finaliza-la sem erros e prejuízos.


Desse modo, aprenda algumas técnicas simples, mas, que irão reforçar a liderança na construção civil:

Adote uma atitude positiva – a atitude positiva contempla diversos comportamentos, como entusiasmo, bom humor, gentileza, simplicidade e dedicação. Essa postura melhora o ambiente de trabalho, aproxima as equipes e reduz as tensões do dia a dia. O líder também deve desenvolver principalmente a inteligência emocional para saber administrar as próprias emoções e também as de seus liderados, de forma racional e justa.

Demonstre segurança – o ambiente de trabalho exige uma postura firme e segura. Por isso, é necessário manter o comando, agir com confiança e coerência. Aliás, a coerência é um fator determinante e deve estar presente nos discursos, ações e decisões do líder.

Lidere pelo exemplo – dar o exemplo é a melhor forma de liderar uma equipe. Sendo assim, o líder deve demonstrar imparcialidade, ética, seriedade e engajamento nos objetivos da empresa, além de obedecer às normas de conduta e políticas corporativas.

A honestidade e a retidão de caráter são essenciais para conquistar respeito e credibilidade. Esse comportamento inspira e atrai aliados e apoiadores, e ainda incentiva o time a adotar uma postura semelhante.

Conheça a equipe – cabe o líder conhecer cada membro da equipe, potenciais, habilidades, perspectiva e deficiências. Assim o líder consegue estabelecer papéis, delegar responsabilidades e planejar treinamentos. Para tanto, é preciso manter a proximidade, observar e conversar com os profissionais.

Invista no aperfeiçoamento profissional – a liderança na construção civil demanda um aprendizado contínuo. Para reforçar os conhecimentos técnicos e gerenciais, é importante investir em cursos de atualização, especialização ou pós-graduação. Da mesma forma que para desenvolver competências comportamentais, é preciso realizar autoavaliações, pedir feedbacks e apostar no coaching de carreira, por exemplo. A busca pelo aprimoramento indica também humildade, ambição e determinação, características fundamentais para inspirar outros profissionais.

Portanto, se você atua como engenheiro (a) e quer ampliar seu conhecimento e fazer a diferença no mercado de trabalho, você precisa de uma pós-graduação de qualidade. Conheça e faça a sua matrícula na especialização em Planejamento de Obras e Gerenciamento de Obras "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Dê um passo à frente na sua carreira profissional como um (a) especialista no assunto.



Fonte: Mobuss Construção e Mais Controle

Imagem: 123RF