A área da engenharia assim como qualquer meio de atuação exige atualização profissional, é preciso estar atento as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho para não ficar desatualizado e acabar perdendo oportunidades que podem fazer a diferença na carreira. O Building Information Modeling (BIM), ou seja, o Modelo da Informação da Construção é um exemplo de instrumento de trabalho que os engenheiros e arquitetos precisam conhecer e ter predomínio sobre o assunto. Trata-se de um elemento capaz de inovar a forma como os profissionais envolvidos nas obras trabalham.

De acordo com o mestre em Engenharia Civil e docente, Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior, o BIM é uma filosofia de projeto, uma forma de trabalhar. É uma filosofia de trabalho que foge do que os engenheiros e arquitetos tem como normal. Até porque, esses profissionais estão mais acostumados a elaborar os projetos de uma obra de forma individual o que gera interferências e problemas na hora de organizar todo o planejamento da edificação. É por essa e outras razões que o BIM tem como objetivo unir os trabalhos desenvolvidos por ambos profissionais da área e incluir todas as informações da obra em um único modelo computacional.


Vantagens de utilizar o BIM


"Menos retrabalho na obra, menos interferências entre os projetos, menos patologias em obras, evita corrosão e uma série de problemas que aparecem nas estruturas de concreto e metálica, economia para o cliente, e uma melhor comunicação entre todos os envolvidos que vão desde o fornecedor de material, passando pelo orçamentista, projetista, executor da obra e o cliente. Todos esses vão se comunicar", explica o engenheiro.

Decreto


Segundo o decreto Nº 9.983, publicado no dia 22 de agosto de 2019, até o ano de 2028 o BIM deverá ser utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras públicas. Nesse sentido, Byl esclarece que embora o decreto seja válido somente para as empresas públicas se a utilização do BIM se estabelecer as empresas privadas que também participam do certame ou das seleções para executar determinada obra pública terão que se adaptar e isso acaba se propagando.


Até 2028 todos os engenheiros e arquitetos devem saber utilizar bem o BIM?


Essa é uma questão que os profissionais que atuam na área de construção civil devem refletir já que se trata de um método mais inovador e que pode contribuir com o bom funcionamento da obra como um todo.


Dentro desta questão, o engenheiro Byl afirma que os profissionais da área de engenharia e arquitetura que não estiverem capacitados com modelo BIM até 2028 ficará fora do mercado de trabalho. Ele ainda ressalta que as pessoas que não conseguem se adaptar acabam ficando de fora do mercado como aconteceu no passado em que, os profissionais que desenhavam na prancheta seus projetos e não se adaptaram com o software AutoCAD acabaram saindo do mercado já que o primeiro requisito que aparecia nas vagas de emprego era o domínio do AutoCAD.

"Hoje estamos vivendo algo semelhante a isso. Quem tem conhecimento só do AutoCAD tá ficando fora do mercado. Quem não aprende software com a filosofia BIM como, por exemplo, o Revit, que é o mais famoso, tá perdendo espaço. Então eu acho que isso é gradual, um caminho sem volta. Então, até 2028 pelo menos a esperança é que quem estiver trabalhando com a construção civil esteja completamente ambientado e trabalhando com o BIM", esclarece Byl.


Para finalizar, o engenheiro Byl diz que nos últimos dez anos formou-se uma grande massa de pessoas graduadas em engenharia e arquitetura e com isso há muitos profissionais que sabem a mesma coisa, o que consequentemente faz com que as vagas de emprego fiquem mais acirradas. Dessa forma, o engenheiro destaca que as pessoas que contém especialização saem à frente no mercado de trabalho, pois, isso indica que a pessoa prosseguiu estudando e aperfeiçoando seu conhecimento.

E você, engenheiro (a) e arquiteto (a)? Já subiu mais um degrau na sua carreira profissional? Se você ainda não começou sua pós-graduação ou já está pronto para fazer outra, conheça e se matricule na especialização em Compatibilização de Projetos e Planejamento de Obras em Ambiente BIM do Instituto Monte Pascoal. Se torne um (a) especialista atualizado (a) e pronto (a) para fazer a diferença no meio profissional.


Fonte: Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior - CREA-GO RNP: 1002156661

Imagem: 123RF