O uso de pedras na construção não é nenhuma novidade, sua utilização data de muitos anos, mas, ainda sim continua sendo um elemento presente tanto na obra quando no acabamento e projeto arquitetônico. Por se tratar de um material natural e resistente, seu uso confere um charme a mais na edificação como um todo. Além disso, existe uma diversidade de rochas com características diferentes, nas quais, podem ser utilizadas em áreas especificas seja nas etapas de obras, revestimentos ou decoração do ambiente.

Levando em consideração as pedras de revestimento exterior, elas conseguem unir três elementos importantes na decoração e no acabamento de uma casa: beleza, resistência e sofisticação. Entre as vantagens de usá-las estão: alta durabilidade; beleza única; resistência a impactos; facilidade de manutenção e limpeza; resistência a mudanças climáticas como umidade e sol; variedade de cores, formatos e texturas.

No entanto, o valor gasto para aplicação desse tipo de revestimento pode ser mais alto do que outras opções mais tradicionais como por exemplo, a tinta. Por isso, é importante medir o custo-benefício e a sua capacidade de investimento para fazer essa escolha. Outro detalhe é que o uso inadequado pode ocasionar o desgaste prematuro e danos às vezes irreparáveis.

Entre a variedade de pedras existentes as mais utilizadas são:


Granito


É uma pedra de origem magmática de grão fino, médio ou grosso, composta por quartzo, mica e feldspato, assim como outros minerais acessórios. É muito utilizada na construção civil, especialmente em bancadas, revestimentos para fachadas, pisos e escadas.

Embora o granito seja uma pedra de revestimento bastante utilizadas em muros e fachadas, vale destacar alguns aspectos que a diferenciam do mármore, pedra que se assemelha com o granito.


Além de possuir cores mais mescladas devido a disposição interna de minerais, o que torna a aparência do granito mais luminosa e menos suave, o granito é uma pedra mais dura e mais forte que o mármore. Dessa forma, é possível encontrar granitos com acabamento escovado, flameado, jateado, e outras opções com padrões e cores diferentes.

Por ser resistente, o granito suporta o contato com a chuva, sol e poeira, assim como impactos, arranhões e manchas. Isso significa que a boa aparência da pedra pode durar décadas.


Sendo assim, esse tipo de rocha se torna uma opção duradoura e bonita. O granito também pode ser usado para pisos e paredes da área interna da casa, em cômodos como sala e cozinha.

Mármore


É considerado um dos tipos de pedras naturais mais procurados. O mármore é uma rocha vulcânica de origem calcária, exposta a altas temperaturas e pressão moderada, sendo muito indicado para pisos, escadas residenciais, peitoris, pias e acabamentos internos.

Esta pedra conta com uma variedade de cores, podendo ser rosado, bege, branco e negro, além da possibilidade de receber diversos acabamentos. Entretanto, o ideal é evitar aplicá-lo na cozinha, piso do box e áreas externas, pois, por ser porosa, a peça tende a absorver a sujeira e manchar com facilidade. Por isso, deve-se manter bons cuidados de conservação para maior durabilidade do material.


Miracema


É um tipo de pedra mais natural que agrega um estilo mais rústico seja para a fachada ou outra área da construção e/ou decoração. A miracema é considerada uma variante do granito sem polimento, ou seja, em estado bruto e tem características similares como por exemplo, a resistência e durabilidade.


Esta rocha pode ser encontrada na natureza em tons rosados ou em cinzas com branco conhecidos como olhos de pombo. O assentamento da pedra é simples sem necessidade de massa. Quando usada no piso, sustenta bastante carga, sendo ideal para rampas e garagens. No entanto, faz-se necessário uma camada inferior de piso pobre de concreto para a sua utilização.


Pedra Madeira


Existem algumas fachadas que contam com revestimentos muito parecidos com a madeira, porém, por mais que seja semelhança se trata das pedras madeira.


Por ser um material propenso a deterioração com a ação do tempo, esse material aparece nas paredes externas através de revestimentos que imitam madeira. Além das famosas placas de porcelanato, a pedra madeira é super recomendada para fachadas, pisos e paredes internas.

Esse tipo de pedra possui a mesma característica e propriedades da Miracema, sendo diferenciadas pela maior variedade de cor da primeira, a qual é encontrada em tons rosados, amarelados, branco e verde. Geralmente são usadas para trazer um estilo rústico mais sofisticado ao ambiente.

Entre as vantagens da pedra madeira, podemos citar a estética diferenciada que o produto proporciona, a alta resistência e a característica antiderrapante. Em contrapartida, como desvantagem, sua instalação requer alguns cuidados especiais, sendo um processo que envolve diversas etapas e exige do pedreiro um conhecimento especializado sobre as melhores técnicas de assentamento. Logo, o custo de mão de obra é maior. Portanto, se o investimento do projeto não for alto vale buscar alternativas mais econômicas como a cerâmica, porcelanato ou pintura.

Vale ressaltar também que, a pedra madeira é instalada em seu estado natural sendo necessário uma limpeza com água corrente para remoção de pequenos resíduos depositados que podem atrapalhar o processo de assentamento. Para que a instalação fique adequada, é preciso primeiro selecionar as peças que se encaixam melhor entre si. Após isso, o encaixe das pedras deve ser perfeito sendo necessário entalhar as pedras.


Para preservar o aspecto novo e evitar escurecimento das peças, o recomendado é fazer uma limpeza pelo menos uma vez ao ano.


Pedra de São Tomé


Costuma ser bastante utilizada como revestimento de piso e paredes, principalmente em ambientes externos e de lazer. Sua cor é clara, variando entre amarelo, branco, cinza e esverdeado.

As pedras de São Tomé podem ser encontradas em corte manual, com bordas mais irregulares ou serradas, esta última proporcionando um contorno mais regular. Outra forma que elas podem ser encontradas são como cacão, que consiste em um pedaço grande e rústico, ou então em lascas menores, filetes e rodapés. A versatilidade que a pedra possui permite diversos tipos de corte e polimento.

Ardósia


É um tipo de rocha metamórfica compacta, com granulação fina e cor cinza proveniente da transformação da argila sob pressão. Sua principal característica é ser constituída em camadas que podem se dividir em folhas finas. Suas cores mais comuns são cinza, grafite, preto, vinho, verde e ferrugem, e suas respectivas variações.

A ardósia é muito usada para revestir pisos, paredes e telhados, servindo tanto em ambientes internos quanto externos, especialmente por trazer um custo mais barato. No entanto, devido à característica de ser constituída em camadas, ela costuma soltar lascas quando é aplicada em ambientes com muita movimentação de pessoas.

Pedra Ferro


É um tipo de pedra moderna, versátil e atual. A pedra ferro também chamada como pedra pericó ou topázio, é uma rocha vulcânica oxidada que confere um aspecto único às fachadas.


Por ser uma pedra que garante elegância no ambiente, costuma ser uma ótima opção para áreas externas, como varandas gourmet e áreas de piscina, bem como ambientes internos da casa.


Possui versatilidade em seus formatos, sendo vendida em placas inteiras, peças serradas, mosaicos ou filetes, e cores que vão do marrom-ferrugem ao preto, além de ser resistente a impacto e a agentes corrosivos.

Quartzito


O quartzito é uma pedra resistente e tem como principal componente o quartzo, é claro. É uma rocha muito requisitada por sua beleza, que se assemelha ao mármore. Essa pedra pode apresentar cores muito raras e são muito valorizados por isso. O quartzito também não deixa a desejar no aspecto durabilidade e resistência ao sol e produtos químicos. A pedra também serve para compor o piso e a parede interna do ambiente.

Vale destacar que, há outros diversos tipos de pedras que podem ser utilizados nas obras construtivas e arquitetura das edificações. Outro detalhe é que cada tipo de rocha pode apresentar patologias ao longo do tempo e cabe ao profissional da engenharia saber analisar esses danos e repara-los.


Se você atua na área da engenharia e deseja se tornar um (a) profissional expert na verificação e análise de danos nas obras, saiba que o Instituto Monte Pascoal possui uma pós-graduação ideal para você. Conheça e se matricule na especialização em Engenharia Diagnóstica Aplicada à Construção Civil. Aprofunde seu conhecimento com o módulo de Diagnóstico de Patologias em Revestimentos em Pedras Especiais; e vários outros disponíveis. Seja um (a) especialista e se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: Ekologika e Telhanorteblog

Imagem: 123RF