A área da engenharia abrande diversos segmentos que fazem total diferença no ambiente e também na vida das pessoas que usufruem do trabalho desempenhado por esses profissionais. Por mais que, a palavra ‘engenharia’ esteja atrelada com o imaginário de construção e execução de edificações o papel dos engenheiros e engenharias vão muito além disso. Por isso, hoje, dia 10 de abril data em que se comemora o Dia da Engenharia é de suma importância lembrar do quanto a atuação destes profissionais é sinônimo de desenvolvimento não só para o Brasil como para o mundo.

Entre os diversos meios de atuação que a engenharia possui, todas possuem seu valor e grau de importância, sendo assim, vamos destacar algumas aqui, mas, sem menosprezar outros segmentos desempenhados pelo ramo da engenharia, já que todos possui sua relevância específica.

Engenharia civil


Dentro da área de engenharia civil, o profissional formado e habilitado é muito importante quando o assunto é infraestrutura. O engenheiro pode ser capacitado para lidar com projetos e construções de edifícios, túneis, metrôs, portos, barragens, estádios, aeroportos e até mesmo propor novas soluções tecnológicas para o melhor bem-estar da sociedade.


Além disso, outras funções desempenhadas pelo engenheiro envolve a escolha de terrenos, condições, materiais e profissionais adequados a um empreendimento, sempre buscando otimizar custos e causar os mínimos impactos ambientas, assim como o melhor custo/benefício. Segundo o engenheiro e professor, Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior, o papel do engenheiro é fundamental, até mesmo para o desenvolvimento do país já que para ampliar o meio urbano precisa da engenharia civil.


Agora se tratando do engenheiro civil que também atua na condição de docente em nível de pós-graduação, Byl, conta que a responsabilidade é grande principalmente por ele servir de exemplo para outros engenheiros e engenheiras.


"Demonstrar uma boa prática de engenharia, um comprometimento com a sua profissão, com o meio ambiente, tudo isso leva esse pessoal a seguir o mesmo exemplo também, então, isso é importante. Há também o fato de a gente estudar constantemente, eu costumo brincar que eu enquanto professor e coordenador sou um eterno aluno, e isso eu busco sempre passar para quem tem interesse nos cursos de especialização", esclarece Byl.

Engenharia Ambiental e Sanitária


O profissional formado em engenharia ambiental e sanitária estuda os mais diversos problemas ambientais que nos cercam, como por exemplo, contaminação de água; descarte incorreto de resíduos sólidos, erosão, contaminação por rejeitos, problemas de rompimento de barragens, entre muitos outros. É função desse engenheiro avaliar todos esses problemas ambientais sem esquecer as questões sociais, tecnológicas, econômicas, políticas e, assim, promover o desenvolvimento sustentável.

Segundo o engenheiro civil e Sanitarista, atuante na área ambiental, Fábio Julian de Sousa, as drásticas mudanças no mundo em vários aspectos da humanidade, principalmente o desenvolvimento tecnológico, o elevado crescimento demográfico e as alterações comportamentais, impactam diretamente o meio ambiente. Sendo assim, ele afirma que a engenharia ambiental se faz não só importante no ramo do conhecimento humano, como vital.

"Esta é a principal ferramenta que nos levará à ressonante Sustentabilidade Ambiental. A Engenharia Ambiental tendo a própria tecnologia a seu favor, utilizará de satélites, aviões e drones equipados com sistemas de rastreamentos para auxiliar na fiscalização de grandes áreas de matas ou oceanos, rios, e lagos, aplicativos computacionais para controle e sistematização dos dados gerados sobre lixo, chuvas, consumo de água, etc", destaca o engenheiro ambiental.


Engenharia da Computação


Devido o progresso intenso da modernização e ao avanço da tecnologia no mundo, o profissional da engenharia da computação contribui muito com todo esse processo. Até porque, atualmente, é difícil ter empresas ou indústrias que não faça uso de sistemas informatizados, dispositivos digitais e eletrônicos que favorecem o andamento de suas atividades.

Dessa forma, o público que contrata os engenheiros e engenheiras da computação espera que este profissional saiba atuar e promover o avanço tecnológico desenvolvendo novas ferramentas visando facilitar cada vez mais o rendimento organizacional. Para atender essas necessidades os trabalhadores desta área estão sempre projetando e construindo computadores, assim como sistemas que integram hardware e software facilitando também o trabalho profissional de outras áreas.

Engenharia de Produção


Quem atua neste ramo da engenharia tem como uma das funções garantir a qualidade de vida da população, defender o ecossistema e desenvolver produtos que atendam às necessidades da população. Assim como, ser inovador, criativo, para descobrir formas para fabricação de produtos que ainda não existam no mercado, ter um amplo conhecimento em administração de empresas e recursos humanos para aumentar a capacidade e qualidade de produção.

Com conhecimento diversificado em administração, economia e engenharia, esses profissionais aperfeiçoam técnicas e táticas de produção, e também organizam atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma empresa. O Engenheiro de Produção deve ter conhecimentos diversificados para, por exemplo, saber decretar a melhor estratégia para obtenção de mão de obra, equipamentos e matéria prima, reduzir os custos e aumentar a produtividade da organização.

Engenharia Mecatrônica


A Engenharia Mecatrônica se desenvolveu por meio do avanço tecnologia e a constante demanda por sistemas automatizados. A finalidade dessa engenharia é criar processos mais homogêneos, aumentar a segurança do patrimônio e dos funcionários, reduzir postos de trabalho visando uma diminuição do custo fixo, além de poder diminuir o quadro geral de engenheiros específicos de cada área substituindo-os por um engenheiro mecatrônico.


Engenharia Elétrica


A engenharia elétrica está muito ligada com a tecnologia e corresponde a uma área de atuação que possui grande importância para o mundo moderno. Dessa forma, o engenheiro desse segmento é responsável pelo circuito eletrônico encontrado nas mais variadas tecnologias, pelos campos de geração, transmissão e distribuição de energia.

Essa abrangência faz da engenharia elétrica a base de tudo que envolve eletricidade, até porque, essa mesma eletricidade é ferramenta indispensável para a sociedade do século XXI como um todo, já que essa é parte fundamental para a vivência em um mundo cada vez mais dinâmico, conectado e interativo.

De acordo com o engenheiro elétrico, Sávio Henrique dos Santos, quando um projeto elétrico é bem elaborado e executado a edificação pode ficar anos economizando energia elétrica. Essa economia ocorre porque os materiais e equipamentos que tem um consumo mais baixo são selecionados durante o projeto.

O engenheiro elétrico ainda ressalta: "É claro que a tecnologia evolui e o que era indicado na época de elaboração do projeto pode não ser a melhor opção em um outro momento. Por esse motivo, são elaborados os laudos que trazem a comparação de toda a instalação elétrica da edificação e as normas vigentes. Sempre recomendando o que precisa ser feito para renovar a instalação elétrica."

Se você faz parte do time de profissionais da engenharia que se formaram, mas, ainda não aprimorou seu conhecimento com uma pós-graduação ou já se qualificou e deseja ainda mais, saiba que o Instituto Monte Pascoal conta com diversas especializações e MBA’s que só tem a somar na sua carreira, inclusive alguns contam com dupla certificação. Conheça, se matricule e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura (IBDA), G1, Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior CREA-GO:1002156661, Fábio Julian de Sousa CREA 12.227/D-GO e Sávio Henrique dos Santos CREA: 1015364195D-GO.

Imagem: 123RF