A construção civil na área de engenharia, de modo geral, sempre necessita de uma boa administração e de um projeto montado para que a obra seja executada conforme o planejado e se estabeleça sem erros ou possíveis problemas. Nesse sentido, entende-se por projeto tudo aquilo que precisa de um esforço temporário, não necessariamente de curto e médio prazo, para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo que pode gerar impactos sociais, ambientais e econômicos. Dessa forma, na engenharia o projeto nada mais é do que um conjunto de processos de produção da construção civil que visa atingir um objetivo específico com prazos e custos definidos.

A intenção é que o projeto sirva para nortear a realização da obra desde o momento em que ela ainda está no papel e as primeiras decisões estão sendo tomadas. Após passar para o nível de execução, o engenheiro e o gerente da obra devem executar juntamente com as equipes cada processo de forma controlada. Nesta perspectiva, um projeto deve passar por sete etapas para se concretizar. Como a construção civil inclui vários agentes e áreas da engenharia e arquitetura, é importante que todos estejam integrados e que conversem entre si. Por isso é tão importante fazer um gerenciamento de obras eficiente.

Entre as sete etapas que envolvem a execução de um projeto estão:

Levantamento topográfico;

Sondagem do solo;

Projeto de arquitetura;

Projeto estrutural;

Projeto elétrico;

Projeto hidrossanitário;

Projeto de segurança contra incêndio e pânico.


Entretanto, para que os projetos sejam eficientes alguns processos devem ser estabelecidos para que toda a obra seja concretizada de modo assertivo, tais como:


Planejamento


Em qualquer projeto o planejamento é algo fundamental. É neste processo que o profissional da engenharia deve definir o objetivo da obra e os elementos que serão utilizados. Além do tipo de obra que se espera ter como resultado final, o planejamento deve estipular as sete etapas do projeto, nas quais foram mencionadas acima.

Em cada uma dessas obras, o mais recomendado é planejar e se questionar sobre os seguintes tópicos:

Prazos - em quanto tempo a etapa deve ser concluída? Qual a estimativa para conclusão e para eventuais atrasos?

Custos - qual é o custo total dessa etapa da obra? Ao definir o orçamento para cada uma das etapas, fica mais fácil ter uma visão do custo total do projeto.

Mão-de-obra - quem é a equipe responsável por executar cada uma das etapas? Os funcionários estão cientes de suas metas e dos prazos? É preciso contratar mão-de-obra de fora para executar o projeto dentro da data estipulada?

Equipamentos e materiais - quais são os artefatos e materiais necessários para realização da obra? É preciso ter tudo listado em quantidades exatas, para evitar atrasos e despesas de última hora.

Segurança - existe um plano de segurança e emergência para os trabalhadores e para obra?

Esses são os tópicos principais que devem permear um planejamento, mas, o engenheiro ou engenheira pode adaptá-los e inserir outras atribuições conforme a demanda do seu projeto.

Gestão em tempo real


Após o planejamento ser feito e o projeto estar bem desenhado, é preciso acompanhar o andamento de cada uma de suas etapas. Além de estabelecer os recursos; um bom gestor deve fazer o acompanhamento eficiente da utilização de recursos, sejam eles humanos ou materiais. A gerência minuciosa de um projeto faz com que o engenheiro esteja mais atento e saiba lidar com imprevistos sem prejudicar os prazos e orçamento estabelecidos.

Para que a gestão da obra seja eficiente toda a equipe deve conhecer o planejamento em detalhes. Também é importante realizar reuniões com todas as pessoas envolvidas na obra para acompanhar o avanço do trabalho no campo de construção. Outra ação considerável é ouvir as pessoas que estão diretamente ligadas à obra, levantando possíveis conflitos e problemas para que os mesmos sejam resolvidos o mais rápido possível.

Envolvimento com a gestão de projetos


Ser o profissional responsável pela gestão de projetos não é uma tarefa fácil. Trata-se de uma função que demanda muita atenção, paciência e serviço para ser executado e concluído com êxito. O gestor não pode deixar passar uma informação sequer, se o que deseja é um produto final de qualidade. Porém, para que isso ocorra, só as dicas acima não bastam. É preciso ter um conhecimento avançado na arte de gestão de projetos.

Para isso, o Instituto Monte Pascoal possui uma pós-graduação com conteúdo completo para que o (a) profissional da engenharia se torne ainda mais capacitado (a) para o mercado de trabalho. Conheça e se matricule na especialização em Planejamento de Obras e Gerenciamento de Obras "Dupla Certificação". Dê um passo à frente na sua carreira profissional e desperte o (a) especialista que há em você.


Fonte: Engenharia 360, stant e Seleção Engenharia

Imagem: 123RF