A hidrologia, de maneira resumida, é a ciência que se relaciona com a água. Sua principal atribuição é lidar com as propriedades, distribuição e circulação da água na superfície e abaixo da superfície da terra, assim como na atmosfera. Esta ciência busca entender o complexo sistema hídrico da terra e ajudar a resolver problemas hídricos. No entanto, os oceanos do mundo não são muito estudados por hidrologistas, pois, este campo de estudo é mais voltado para os oceanógrafos.


Faz parte do trabalho dos hidrologistas explorar as propriedades da água, as maneiras pelas quais ela é distribuída e os efeitos da água na superfície da Terra, com o objetivo de entender os sistemas complexos e interconectados que ditam a vida na Terra. Programas de controle de inundações, esquemas de irrigação e planos de geração de energia hidrelétrica também faz parte da atuação deste profissional. Mas, não é só isso eles também pesquisam água para o abastecimento doméstico e industrial, e comumente fazem parte de uma equipe em projetos que vão desde a construção de arranha-céus até a remediação da poluição.

Hidrologia X Hidrografia


Os termos como hidrografia e hidrometria têm sido usados para denotar o estudo da água na superfície ou sua medição. Mas, atualmente esses termos receberam definições específicas:

Hidrologia – se refere à ciência da água.

Hidrografia – ciência que descreve as características físicas e as condições da água na superfície da Terra, principalmente as massas de água para navegação.

Outras áreas em que a Hidrologia, foi subdividida são:

Hidrometeorologia – é a parte da ciência que trata da água na atmosfera;

Limnologia – refere-se ao estudo dos lagos e reservatórios artificiais;

Potamologia ou Fluviologia – trata do estudo dos arroios e rios;

Glaciologia ou Criologia – é a área da ciência relacionada com a neve e o gelo na natureza;

Hidrogeologia – é o campo científico que trata das águas subterrâneas.

Ciência antiga


A hidrologia é uma ciência bastante antiga que data antes no nascimento de Cristo. Prova disso é o Aqueduto Romano, construído por volta de 300 aC para abastecer a cidade de Roma com água corrente. Além disso, barragens foram construídas no rio Nilo para controlar as inundações há milhares de anos, e obras de terraplenagem foram montadas por civilizações antigas para controlar as inundações dos rios.

Fundamentos da Hidrologia - Campos de ação da geografia nos recursos hídricos


A água pode ter seu uso regulado com a intenção de favorecer uma ampla gama de propósitos. A atenuação dos danos das enchentes, drenagem de terras, disposição de esgotos e projetos de bueiros são aplicações da Engenharia Hidráulica para o controle das águas, a fim de que não causem danos excessivos a propriedades, não tragam inconveniências ao público, ou perda de vidas. Abastecimento de água, irrigação, aproveitamento do potencial hidrelétrico e obras hidroviárias são exemplos do aproveitamento da água para fins úteis. A poluição prejudica a utilização da água e diminui seriamente o valor estético dos rios. Portanto, o controle da poluição ou a manutenção da qualidade da água passou a ser um setor importante da engenharia sanitária ou de recursos hídricos.

Campos de atuação da hidrologia


O campo da hidrologia conta com as seguintes atuações: gerenciamento de bacias; inventário energético; navegação; irrigação; geração de energia; drenagem; abastecimento de água; controle de cheias; controle de poluição; controle de erosão; recreação; piscicultura; reservatórios; previsão hidrológica; barragem.

Nesse sentido, aproveitamento dos recursos hídricos requer concepção, planejamento, projeto, construção e operação de meios para o domínio e a utilização das águas. Os problemas relativos aos recursos hídricos interessam a aquacultores, economistas, especialistas no campo das ciências políticas, geólogos, geógrafos, Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos, engenheiros ambientais, engenheiros mecânicos eeletricistas, florestais químicos, biólogos, agrônomos, técnico em hidrologia (Hidrotécnicos) e outros especialistas em ciências sociais e naturais.

Trabalho do hidrologista


O profissional habilitado para ser um hidrologista estuda as propriedades físicas dos sistemas de água da terra realizando extensas pesquisas de campo e de laboratório. Há também possibilidade de estudar o papel da água em um ecossistema, medir a quantidade de chuva em uma determinada área ou testar amostras de água para determinar a presença de poluentes. A maioria dos hidrologistas trabalha para universidades, instituições privadas de pesquisa, agências governamentais, organizações de proteção ambiental e empresas de consultoria em engenharia.

Os hidrologistas que trabalham com pesquisas costumam dedicar meses ou até anos a projetos específicos que exigem o rastreamento de mudanças nos sistemas de água ao longo do tempo. Pesquisadores dessa área podem determinar a quantidade de água subterrânea ou superficial em uma determinada área, a taxa de precipitação e as maneiras pelas quais a água é usada por pessoas, plantas e animais.


Esses profissionais também podem recuperar amostras de solo e plantas próximas para determinar os efeitos da poluição da água nos organismos vivos. Normalmente, os hidrologistas conduzem diversos ensaios de laboratório para verificar seus resultados e escrever artigos científicos detalhados com base em suas descobertas.

As pessoas com conhecimentos aprimorados acerca da hidrologia ao desempenhar sua função em empresas de engenharia e consultoria, normalmente, dão garantia de que os edifícios e as indústrias vão causar o mínimo possível de danos às fontes de água próximas. Nestes casos, esses profissionais são responsáveis por projetar sistemas eficientes de água limpa para uso em uma empresa ou por desenvolver programas de gerenciamento de resíduos que não tenham impactos negativos no meio ambiente.

Já em relação aos hidrólogos que trabalham em órgãos governamentais e sem fins lucrativos, eles estão frequentemente envolvidos em esforços de conservação e conscientização, ensinando as pessoas sobre os perigos de poluir os sistemas de água e desperdiçar recursos hídricos valiosos.

Se você atua na área da engenharia e deseja aprimorar seu conhecimento em hidrologia, assim como em recursos hídricos, saiba que o Instituto Monte Pascoal possui a pós-graduação com conteúdo completo para você. Conheça e faça a sua matrícula no MBA em Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária "Dupla Certificação".



Fonte: Blog da Engenharia e Portal São Francisco

Imagem: 123RF