As estruturas de concreto, também conhecidas como de arrimo, são construções cuja finalidade é promover estabilidade contra a ruptura de maciços de terra ou rocha. Ou seja, são obras civis que fornecem suporte a estes maciços e evitam o escorregamento causado pelo seu peso próprio ou por carregamentos externos. Entre os principais tipos, estão os muros de arrimo, as cortinas de estacas prancha e as paredes diafragma.

Muro de arrimo


Trata-se de uma estrutura volumétrica formada por blocos destinados a estabilizar encostas junto as edificações nas áreas urbanas, pontes, estradas ou ruas. Nesse sentido, a construção de um muro de arrimo representa um elevado ônus no orçamento total de uma obra devido aos altos gastos com certos materiais, como por exemplo o concreto e o aço. Esta estrutura pode ser constituída de paredes vertical ou quase vertical, sendo apoiadas numa fundação rasa ou profunda.

Os muros podem ser classificados como: muros de gravidade ou muros de peso; muros de concreto armado; muros de concreto protendido.

Muros de gravidade ou muros de peso


São estruturas que combatem os empuxos horizontais pelo próprio peso. Este peso próprio e combinado com parte de terras suportadas contribui para a estabilidade do talude. Normalmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, de preferência os que contêm menos 5 metros. Os muros de gravidade podem ser construídos com pedra, concreto ciclópico simples ou armado, gabiões ou até mesmo, pneus usados. Além disso, os muros de arrimo por gravidade podem ter perfis retangulares, trapezoidais ou escalonados.

Muros de concreto armado


Diferente dos muros de gravidade, neste caso pode-se contabilizar esforços resistentes de flexão. É necessário calcular a armadura da sapata e do muro e ter cuidado na realização da ligação entre os dois. Este tipo de muro de arrimo pode ter perfis em L para alturas com até 2 metros, clássicos ou especiais para alturas entre 2 e 4 metros, além da possibilidade de ser atirantados.

Etapas do projeto de um muro de arrimo


De maneira geral, o projeto de um muro de arrimo conta com duas fases distintas:

1- Escolha das dimensões do muro – o projetista utiliza sua própria experiência ou conta com a ajuda de fórmulas empíricas. Assim, os muros podem ter perfis retangulares, trapezoidais ou escalonados.

2- Verificação da estabilidade aos esforços atuantes – após determinar as forças atuantes na estrutura como o peso próprio do elemento, empuxo das terras, cargas eventuais aplicadas no topo do muro e reações do solo é possível ter ideia da estabilidade.

Condições para a estabilidade


Para a verificação da estabilidade de um talude algumas condições devem ser atendidas como segurança contra o tombamento, contra o escorregamento, contra ruptura e deformação excessiva do terreno de fundação e a contra ruptura do conjunto talude.

Empuxo das terras


Empuxo é a força resultante das ações das terras sobre o muro. Dessa forma, eles podem ser de dois tipos:

Empuxo ativo – ação das terras sobre o muro.

Empuxo passivo – reação do muro a ação das terras.


Cuidados na execução


É importante ressaltar que o projeto e a execução de um muro de arrimo devem ser sempre realizados por um engenheiro civil ou profissional qualificado para o serviço. Até porque, o mau dimensionamento ou má execução pode ocasionar na ruptura do elemento, causando acidentes e gastos adicionais.

De acordo com a NBR 11682 – Estabilidade de encostas – alguns cuidados devem ser tomados para que a execução do muro de arrimo seja feita de forma segura e econômica. Entre eles estão:

Evitar que a escavação do terreno natural cause instabilidade no local.

Executar o reaterro com material adequado, limpo e indicado para o uso e compactado, se necessário.

Executar o sistema de drenagem do muro de forma adequada.

Verificar a estabilidade do conjunto talude-contenção e a da própria estrutura.

É contraindicada a construção de muros de arrimo por gravidade em zona superior do talude ou encosta, pelo consequente acréscimo de carga introduzida.

Se você atua na área da engenharia, mas, deseja se tornar um (a) expert em geotécnica, saiba que o Instituto Monte Pascoal tem uma pós-graduação com conteúdo completo para você. Conheça e faça a sua matrícula na especialização em Engenharia de Estruturas e Engenharia Geotécnica "Dupla Certificação". Desperte o especialista que há em você.



Fonte: Obras de Contenção Manual Técnico e Escola Engenharia

Imagem: 123RF