A construção civil assim como diversas áreas de atuação exige a segurança do trabalho, pois, a utilização de certas medidas de segurança pode evitar acidentes e até mortes dos trabalhadores no canteiro de obras. Até porque, a indústria da construção é uma das mais perigosas para os seus trabalhadores. É por essa razão que as obras necessitam de uma proteção maior e não devem se limitar somente nos projetos e na execução da construção em si.


Para se ter uma noção do quanto é importante a segurança do trabalho, de acordo com Organização Internacional do Trabalho (OIT), acontece ao menos 60 mil mortes no setor em todo o mundo. O Brasil ocupa a quarta posição em número de acidentes de trabalho no cenário mundial conforme os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS). A média brasileira é de 700 mil acidentes por ano, o que coloca o país atrás somente da China, Índia e Indonésia.

Entre os riscos mais comuns para os trabalhadores da construção, estão:


Desorganização


Manter a organização é algo fundamental no trabalho e no canteiro de obras não deve ser diferente, pois, quando o ambiente está totalmente fora de ordem o risco de causar acidentes é bem maior. Para evitar qualquer dano, os equipamentos e ferramentas devem ser armazenados em local adequado. Além disso, é importante manter a limpeza, na medida do possível, e garantir espaço adequado para circulação de pessoas e descarga de materiais.

Desatenção


Em muitos casos, a execução de um trabalho repetitivo acaba se tornando automático provocando, evidentemente, a desatenção. É por isso que o trabalho na construção exige concentração e foco nas tarefas. A imprudência, negligência ou imperícia, que são grandes causadoras de acidentes na construção civil precisam ser evitadas. Dessa forma, o mais indicado é que os trabalhadores do canteiro de obras se concentrem e deixem os momentos de piada e descontração para o horário de almoço.

Queda de materiais


A queda de materiais de construção, como tijolos, azulejos, blocos e outros é um grande risco em uma construção. Então, o uso de EPIs como capacete, luvas e botas reforçadas por mais que não pareça ser tão importante assim é necessário e obrigatório. Também é preciso garantir o uso de equipamentos de proteção coletiva (EPCs) como plataformas de segurança, guarda-corpo e telas de proteção. O trabalhador deve evitar transitar por áreas com cargas suspensas e manter distância de içamentos.

Dermatoses – doenças de pele


Certos tipos de materiais usados em obras tais como cimento, argamassa ou cal podem causar alergias devido aos químicos presentes em sua composição. Para prevenir esses problemas, o recomendado é usar luvas de proteção adequadas.

Queda de nível


As quedas de nível, sejam elas de um andar para outro, ou no mesmo nível podem provocar graves lesões. Para evitar essas situações, é importante atender aos requisitos da NR 35 que regulamenta o Trabalho em Altura. Para as funções realizadas acima de 2 metros de altura, o operário deve usar equipamentos de segurança como cintos tipo paraquedista e dispositivos para conexão em sistemas de ancoragem fixos. Os andaimes precisam estar sobre pisos nivelados e estáveis e ter guarda-corpo e rodapés.

Choques elétricos


Muitos trabalhos nas obras envolvem o uso de energia, como por exemplo, para o uso de máquinas, ferramentas, entre outros envolvem a eletricidade. Nesse sentido, a recomendação é: se não for especialista, não manipule pontos de eletricidade. Deixe as ligações, extensões e instalações elétricas para um eletricista.

Falhas de sinalização


Deve estar presente no canteiro de obras, as placas, luminosos, cones, sinais sonoros e fitas de sinalização. Deixar de sinalizar um canteiro de obras é um erro grave que pode causar acidentes. Informando o funcionário e outras pessoas sobre os riscos do local, dá para evitar muitas ocorrências.

Ferramentas


O uso irregular de ferramentas pode causar lesões e acidentes muito graves, portanto é fundamental proporcionar o treinamento correto ou designar funcionários capacitados para operar ferramentas.

Para desenvolver toda uma construção e finalizar a obra sem danos ou acidentes é preciso fazer um planejamento de segurança do trabalho antes mesmo de começar os trabalhos. Essas estratégias incluem:

O planejamento em si


Além dos cronogramas, orçamentos e demais ferramentas de gestão, a obra deve passar por um levantamento de riscos para que a construtora em parceria com especialistas no assunto, possam traçar uma estratégia de prevenção mais adequada à realidade. Portanto, o planejamento de segurança de trabalho é essencial.


Uso adequado de equipamentos de proteção


Como foi mencionado acima, a utilização de EPI’s ou de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) são de suma importância. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricon), o alto número de acidentes de trabalho no setor está relacionado principalmente à falta do uso de EPIs e EPCs. Daí a importância de a construtora, além de fornecer os dispositivos adequados ao risco de cada atividade, exigir o seu uso e estar atenta às trocas e manutenções.

Cumprimento das normas de segurança


Uma das normas que exige a utilização de EPI’s no canteiro de obra é a Norma Regulamentadora (NR), mas, a segurança do trabalho também envolve outras que devem ser cumpridas pelas construtoras para garantir condições mais seguras e evitar multas, como a NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil) e NR 35 (Trabalho em Altura).

Conscientizar, treinar e fiscalizar


Os motivos para um trabalhador não apresentar um comportamento seguro podem ser muitos, entre eles, não estar ciente dos riscos oferecidos pela sua atividade. É por isso que devem ser realizadas regularmente campanhas de conscientização para evidenciar perigos e treinamentos para orientar quanto ao uso de equipamentos e preparar para situações críticas que possam ocorrer. Feito isso, o canteiro de obra deve ser sempre fiscalizado para estimular a adoção das práticas.

Limpeza e organização


Como já foi dito é fundamental manter a organização do ambiente. Entulhos, ferramentas, tijolos, areia, tábuas e outros objetos não podem ficar espalhados pelo chão. Por isso, sempre que necessário, esses materiais devem ser recolhidos para não obstruírem a passagem e também evitar acidentes.

Apoio de especialistas no assunto


Como o foco principal de uma construtora não é a segurança, talvez seja complicado para a empresa definir os equipamentos de proteção mais adequados, instruir e fiscalizar equipes e até criar um layout de canteiro de obra mais propício para a prática da limpeza e organização. Dessa maneira, o ideal é contar com técnicos de segurança de trabalho especializados em construção civil para desenvolver com excelência seu projeto de melhorar a segurança no canteiro de obras.

O engenheiro especializado em segurança do trabalho pode desenvolver atividades como:


Designar e fiscalizar o uso de Equipamentos de Segurança Individuais;

Determinar rotas e uso de máquinas;

Sinalizar as áreas onde há riscos;

Garantir o cumprimento das normas de segurança;

Gerenciar casos de acidente de trabalho;

Organizar e coordenar reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);

Coordenar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) na empresa e emitir laudos.

Manutenções preventivas


A realização de revisões preventivas é muito importante, pois, a segurança dos trabalhadores faz com que os mesmos possam utilizar todos os recursos oferecidos pelos equipamentos sem se preocuparem em sofrer acidentes pelo seu mau funcionamento. Sendo assim, vale a pena elaborar um planejamento de manutenções preventivas de todas as máquinas e todos os equipamentos que fazem parte do patrimônio da construtora para mantê-los sempre em perfeito estado de funcionamento.

Tecnologia


Colocar em prática um excelente projeto de segurança de trabalho vai exigir organização da construtora para que prazos não sejam perdidos e ações sejam devidamente acompanhadas. Uma solução tecnológica especializada no segmento de construção civil é a aliada perfeita para essa missão, pois ajuda a acompanhar a saúde dos trabalhadores, controlar equipamentos de proteção e registrar e integrar dados de documentos das NRs.

Se você atua na área da engenharia e deseja dar um passo à frente na sua carreira profissional, esse é o momento certo para começar sua pós-graduação e o Instituto Monte Pascoal pode te ajudar. Conheça e se matricule na especialização em Planejamento de Obras e Gerenciamento de Obras "Dupla Certificação". Aprenda muito com o módulo de Segurança do Trabalho: Normas Regulamentadoras para Aplicação nos Canteiros de Obras, e vários outros. Desperte o especialista que há em você.



Fonte: Sienge Plataforma Buildin e Sienge

Imagem: 123RF